terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Institucionalização do egoísmo

Mais uma vez estamos falando da natureza. A irracionalidade humana já foi escancarada e venho apenas reforçá-la. Da terra viemos e para a terra voltaremos, será? Do jeito que a temperatura está aumentando, em pouco tempo iremos todos para o céu! Só que em forma de vapor de água...
O capitalismo está engolindo o mundo em todas as suas faces. A família, a educação, o amor, a natureza... tudo está se acabando graças ao dinheiro que tanto queremos. Nos resta apenas continuar a andar de carro e jogar um lixo de vez em quando pela janela... um a mais ou a menos não fará diferença, certo? Grande parte da população ignora completamente o problema ambiental, muitos devido ao desemprego e problemas emergenciais não conseguem nem se deter a isso, em favor obviamente de seus próprios estômagos. Não os culpo mas, não raro é desses que saem os grandes exemplos, pois seria muito fácil pra um político, que trabalha de terça a quinta (horário de Rei no Brasil) doar um dia (sexta ou sábado) por mês para trabalhas de caridade, pra ele, tempo não é problema. Entretanto, para a maioria das pessoas engajadas em projetos socio-ambientais, além do tempo, o dinheiro se torna um problema, sobretudo quando se tem uma atividade a sustentar como a refeição de várias pessoas. Ainda não entendo como as pessoas, sem distinção de cor, credo ou classe social, não se importam com os outros. Acredito que o egoismo foi institucionalizado. Pensar no próprio umbigo é ser esperto e não egoísta, besta é aquele que faz pelos outros em detrimento próprio. Tento ser diferente, não pela negação do que ai está, mas por que me incomoda ser desse jeito. Sejamos mais amorosos com o próximo, se doe, viva para os outros e então poderás encontrar a felicidade. É o que penso.

2 comentários:

Rafaela Melo disse...

Me entristece saber que há pessoas catando lixo para comer, e o pior é saber que eles catam no lixo porque existem pessoas que desperdiçam comida!!!!
Realmente o egoísmo faz parte da sociedade humana!
Cabe a nós, pessoas que pelo menos têm a consciência de que isso é desumano tentar mudar o quadro...
Parabéns mais uma vez Diego!!!!

Unknown disse...

Bom cada vez que vejo seus textos fico mais convencida que vc deveria ser Jornalista!!!
Realmente um das coisas que mais me eixa triste nesse sistema que vivemos,é o egoísmo que ele gera e que se reflete em pequenas coisas do dia-a-dia.As pessoas vivem querendo ser melhores umas que s outras e ñ medem esforços pra passarem por cima da outra e esquecem do valor da vida! Às vezes fico pensando como as pessoas conseguem ser felizes sem sentir amor ou pelo menos respeitar o próximo!Fico com medo de onde isso pode parar!
Mas acredito que um dia as pessoas vão acordar!Tenho esperanças ainda de um mundo melhor!

www.desmatamentozero.ig.com.br