terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Réplica à Rafaela


 

Essa menina está conseguindo, ela me tira do sério! Quando crescer vai dar um trabalho enorme!


 

    Vamos lá, não posso me conter ante tantas contradições juntas. O pior defeito das pessoas, não é ignorar a política e sim não ser político. Esse verbete, como podeis imaginar deriva de polis, que suponho ser uma das formas da palavra grega para cidade, agregada a uma terminação adjetivante. Portanto política seria a qualidade de cidade ou de cidadão. Ao contrário do que muita gente ainda pensa, política não tem nada que ver com o congresso federal ou o presidente, com esses tem o circo ou pior, com o circo temos nós eleitores, com eles tem as penitenciárias(gostaria muito que viesse a acontecer). Política portanto é a ciência, ou arte, das relações sociais e realmente duvido de alguém que esteja alheio a isso. A frase que destaquei no início faz referência à falta de compreensão e de atitudes coletivas, de quem se entende no mundo como um ator extremamente importante. A bem da verdade, considero um defeito se negar a ver os problemas sociais, os problemas familiares ou mesmo entre amigos. Não é realmente o seu caso Rafaela, médicos tem uma função de importância ímpar e dedicação inigualável em outras profissões.

    Realmente, nem todos gostam de ler sobre política, eu particularmente fico enojado com o que leio, especialmente em nosso país, mesmo assim leio porque gosto, mas isso não me faz melhor ou pior do que ninguém. Apenas me faz informado sobre a situação governamental ou do Estado. Além do mais, eu realmente não tenho o poder de alterar o que esta lá, não sozinho, o voto é um instrumento falho e débil, nada pode contra o status quo. Em verdade há outros recursos que um cidadão civilmente capaz pode utilizar, mas não é esse meu objetivo. O exemplo dado foi ótimo, pessoas consideradas pela maioria da sociedade como incapazes, como incompetentes ou algo parecido por não ter alto nível de instrução, mas que tem uma consciência política fenomenal e que tem uma evolução espiritual gigantesca.

    Para mudar o que está, não é preciso instrução, dinheiro ou habilidades especiais. É preciso apenas vontade. Eu mesmo me condeno por buscar sempre minha estabilidade financeira antes de partir a prática, mas tento mudar aos poucos. O primeiro passo foi esse blog. Criado com a intenção de expor pensamentos não só por puramente filosofar e muito menos para entreter os leitores, mas para expressar nossa observação da sociedade, tentando tornar público o que conseguimos observar e que muitos, simplesmente por não querer não o fazem, ou por motivos outros. Tenho a vontade de fazer a diferença na sociedade, mas ainda está fraca. Já pensei em várias formas diferentes. Uma delas foi dar aulas de dança para carentes, mas não tenho essa capacidade ainda. É um plano para o futuro médio. Doar dinheiro, só quando realmente tiver e meu tempo ainda está muito focado na sustentabilidade minha e da minha família. Talvez seja um erro, mas não estou conseguindo evitar, busco caminhos alternativos diariamente. Dentre outros, influenciar os leitores a terem uma visão mais critica sobre o mundo e suas atitudes é o que tento. Claro está que minha habilidade nisto ainda não está suficiente para meus objetivos, mas estou em desenvolvimento.

    Penso que cada um pode fazer algo, e não é conversa fiada. Desejo que cada um faça o seu e tente ajudar para que os outros vejam o que é certo fazer. Não a força, não impositivamente, mas reflexivamente. Porque não jogar lixo na rua? Porque não correr no carro ou porque dar ou não esmolas? Ignorar os idosos no ônibus, ser autoritário, usar de seu cargo para obter privilégios, prejudicar pessoas boas ou auxiliar pessoas más em troca de dinheiro, tomar para si o que não é seu, esconder suas melhores idéias, não dar carona, preconceituar as pessoas etc. Esses foram apenas algumas coisas que me lembro nesse minuto e que estão mais presentes na minha vida, com todas as particularidades que isso implica. Pois cada outra pessoa poderá citar mais uma infinidade de coisas que todos sabemos estar errado, mas fazemos e achamos graça... beber, cair, levantar-beber-cair... ai eu bebo pa carai, bebo pa carai... etc. Façam o que seu coração manda, não o que sua cabeça raciocina. Na vida, o "coração" é infinitamente mais sábio que o "cérebro".

Um comentário:

Rafaela Melo disse...

Mais uma réplica da qual não tenho críticas a fazer!!!!!
Apenas um pekeno comentário...
]Se eu vou dar trabalho quando crescer, nunca darei neh????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
beijãoooo Diego!!!!

www.desmatamentozero.ig.com.br