quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A vida como uma partida de futebol

Permito-me nessa postagem fazer uma pequena analogia entre uma partida de futebol e a vida de um ser humano
Inicio: (Nascimento)
Apita o juiz, começa o jogo! Você nasce! Como antes de todo jogo o time estuda o adversário e se prepara psicologicamente para a partida... nossos pais se prepararam para nos fazer (ao menos alguns..hehehe). Rola a Bola!
10 minutos de jogo: (Infância)
O time vai descobrindo o campo, sentindo o clima de jogo, dando os primeiros passos no tapete verde... Na vida vamos conhecendo o mundo a nossa volta, nomeando tudo o quanto nos cerca e com uma capacidade infinita de adquirir novos conhecimentos e a vontade de explorar o nosso mundo.
20 minutos de jogo: (Adolescência)
O time já deixou de estudar o adversário e já começa a ensaiar as primeiras jogadas ofensivas, além de se deparar com os primeiros obstáculos, a marcação adversária aperta, os volantes carniceiros começam a bater, cabe aos jogadores do time não se abalarem com os primeiros obstáculos colocados na sua frente descobrindo um modo de burlar a marcação adversária... Assim como na adolescência quando nos deparamos com um prenuncio do que é a vida, dando de cara com as primeiras adversidades e saímos da redoma do nosso lar. É preciso aprender a viver e enfrentar, sem perder o animo, as dificuldades que se colocam no nosso caminho, tempo de aprendizagem.
30 minutos de jogo: (Idade Adulta)
É aquele momento em que a partida esta no instante em que qualquer falha pode levar um gol. O time tem medo de se arriscar, mas sabe que precisa ganhar o jogo e o único modo de alcançar o objetivo, de fazer o gol, é arriscando e se expondo. O técnico fica nessa encruzilhada sem saber se deve atacar, defender, organizar o meio campo, apoiar com os laterais, as possibilidades são múltiplas e infinitas... Na vida quando entramos na idade adulta nos deparamos com vários caminhos e escolhas que devemos ponderar e decidir qual o caminho correto que nos levara a um estado de felicidade.
45 minutos de jogo: (Intervalo)
Hora de ir ao chuveiro e avaliar os acontecimentos nessa primeira parte da partida. Se esta vencendo ou satisfeito com o desempenho do time, procure manter a tática, mas caso o resultado não seja o esperado é a hora certa de mudar o jogo, modificar a tática, trabalhar o psicológico, fazer o time acreditar em si mesmo e ser capaz de reverter um resultado adverso.. na vida é necessário esses “intervalos” é o tempo que damos a nós mesmo para analisar o que somos, onde estamos, quem somos e por que vivemos. Se estivermos bem com a vida cabe a nós continuar assim e sempre buscar melhorar, mas se não, vamos lutar para realizar os nossos objetivos e buscar uma nova alternativa de vida.
Fim do primeiro tempo.
Aguardem o segundo tempo.^^

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei, paulista!!!!!!
Uma comparação muuuito bem feita!!!!
Estou esperando ansiosa pelo segundo tempo desse jogo da vida...

Anônimo disse...

Ei paulista deu a doida aki!!!!!
O comentaria aih de cima fui eu quem fix..
Rafinha!!!!!!!!!

www.desmatamentozero.ig.com.br