segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Por que temos que decidir?


 

    Ano passado foi como ter várias facas apontadas para o buxo e só conseguir escapar voando! Esse ano promete não ser diferente e é o que está acontecendo, a cada dia tenho que escapar de várias situações complexas, arriscando sempre o pescoço de quem decide, no caso, o meu. Várias vezes temos boas cartas, mas nunca saberá se mesmo escolhendo a que lhe parece melhor vai trazer-lhe a vitória. Mas uma vez, cabe refletir. Pensar, analisar, observar, trocar saberes etc.

    As férias estão chegando e mais dúvidas surgirão para serem elucidadas no seu decorrer, e que ao seu fim estejam todas decididas. A faculdade tem me dado dor de cabeça, não pelas cadeiras, mas pelas dúvidas. Eu como sempre fui bastante indeciso e adepto do faça tudo o que puder sempre me atolo em areia movediça nessas épocas. As opções são incontáveis, as vantagens então, não caberiam nesta página, arrisco dizer que dariam um livro. Contudo, não tenho tempo para todas, apenas para poucas e que tem que ser bem decididas. A economia pede isso, o mercado, o sistema, a família, os amigos, A VIDA!

    Portanto, àqueles que estão prestes a tomar grandes decisões, expresso meu consolo, de quem padece da mesma chaga. E vou mais além (que o diga a profª Silvana de geografia!) tive muita sorte em várias decisões que tomei, em outras fui um profundo fracasso. A virada de ano me deu oportunidade de perceber isso. Escrever as dúvidas ajuda muito no momento de decidi-las. Não posso, por motivos evidentes, escrevê-las aqui, afinal, não está aqui a escrever-lhes um BIG BROTHER, apenas um humilde "blogueiro".

    Decisões envolvem riscos, riscos envolvem sucessos ou fracassos, mas sobretudo o aprendizado. O que seria da vida sem riscos? Não posso ficar de braços cruzados a ver o tempo passar e as decisões ficarem a me esperar. Algumas coisas não podem ser pensadas, apenas sentidas. O famoso feeling tem que se expressar na maioria dos casos, pois nunca teremos tempo o suficiente para analisar todas as possibilidades envolvidas no caso. Vejo agora que o estudo da teoria da Racionalidade Limitada ou Modelo Carnegie, uma teoria de administração, pode ser de grande utilidade na vida pessoal! Sim, esse curso não é tão inútil quanto imaginava! Pois bem, arrisquem! Seus molengas!


 


 

"Quem já passou por essa vida e não viveu pode ser mais mas sabe menos do que eu por que a vida só se dá pra quem se deu pra quem amor pra quem chorou pra quem sofreu..."

Toquinho


 

3 comentários:

Rafaela Melo disse...

Em primeiro lugar: gostaria de prguntar quem deu permissão de me parafrasear??? Disse hoje a você: O que seria da vida sem riscos???
Riscos são são para ser corridos, dúvidas para serem tiradas, desafios para serem cumpridos. E mais um tanto de outras frases clichês que você deve conhecer bem. Mas a maio de todas é a vida é pra ser vivida... E é por isso meu amigo, que digo para você: ao tomar uma decisão não pense que vai dar errado!!!! Viva-a, porque uma coisa que aparentemente está errada pode ser mudada se você quiser. E poderá tornar-se a decisão mais acertada!!!! E saiba que, no caso de você quebrar a cara, que infelizmente não pode ser descartada essa possibilidade, há pessoas com as quais você pode contar... E eu espero que lembre de mim caso isso aconteça. Porque mesmo que você tome uma decisão não acertada, continuarei sendo sua sempre sua amiga e admiradora!!!!

Unknown disse...

Caro Diego, você só fez com que a minha dúvida aumentasse ainda mais.
E eu o agradeço por isso.

Anônimo disse...

E eu vou mais além, hehehe..=P
devemos nos dar o direito de corrermos nossos próprios riscos, fruto de nossas decisões conscientes, partam elas da racionalidade ou do feeling. Ou melhor: se conselho fosse bom, não se dava, se vendia. E lembrar sempre que não sabemos o que vem pela frente, apesar de termos uma idéia, então, amadurecer ao ter consciencia de aceitar os riscos é também saber que teremos que lidar com a consequências, mas que elas sempre podem te trazer algo de bom, nem que seja a decisão de nunca mais arriscar naquilo novamente. Muito legal o texto, Diego. Espero que vc esteja arriscando bastante, eu estou..;)

www.desmatamentozero.ig.com.br