terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Seção tema do leitor

Como estréia dessa seção, temos o tema sugerido por Luciane Chagas.
Primeiro preciso deixar claro, sugeri que ela escrevesse pois um post deve vir
de dentro, deve sair naturalmente. Como não foi eu quem pensou no tema terei
um pouco mais de dificuldade para escrever sobre ele.

O tema é: ♪ ENTÃO É NATAL, E O QUE VOCÊ FEZ???......AINDA NÃO COMPROU O PRESENTE???!!♪

É realmente instigante essa temática a medida que critico sempre a forma como o capitalismo está aplicado e como as pessoas estão possuidas por essa ideologia.
Vem se aproximando o natal e frequentemente dou de frente com alguém se surpreendendo com a rapidez do tempo! Sim, muitos de nós nem damos importância a essa data, nem colocamos enfeites, arvores nem luzinhas coloridas e piscantes com musiquinhas bem tradicionais. Talvez eu esteja entre essas pessoas, entre essas que só perceberam que o natal está próximo porque meu pai se lembrou de montar a arvore e colocar enfeites. Durante o dia eu raramente vejo o céu ao olhar para cima, e isso me deixa um pouco triste.
Mas esse não é o foco, na verdade a intenção é perguntar ATÉ QUE PONTO o "sistema" transformou o natal numa mera festa de comprar e dar presentes, quanto mais caro melhor!
Sim porque ouvimos frequentemente, quem ama... dá presente! O que é chocante porque de fato dá presente quem tem dinheiro. Na verdade, ao se analisar o verbo, quem ama dá amor. Dar amor é inerente a amar, vou mais além, acredito que quem ama, compartilha amor.
Gramaticalmente, quem ama, ama alguém e não algo, nem algo ganhado de alguém. Infelizmente fomos levados a entender que presentear é a representação de um bem-querer, quando pode ser meramente um agradecimento, ou um infeliz interesse material no presenteado. Todos os dias percebemos centenas de pessoas fazendo comprar no shopping para dar um presente, quando na verdade do que realmente precisamos é de amor, paz, dedicação, solidariedade!
Uma questão que daria uma pesquisa ou duas é, primeiro: o programa de Natal dos Correios é realmente de boa intenção ou apenas um golpe marketeiro do sistema? segundo: Dar um presente através de uma carta de papai noel é realmente a melhor coisa a ser feita? Quais as possíveis consequencias isso pode gerar?
Sim, porque se fomos ver rapidamente parece uma atitude muito bonita, mas ao refletir podem aparecer várias consequencias desagradáveis, ou menos, pode ser que com o dinheiro gasto no presente, possamos fazer algo muito mais importante pra a criança e sua família. Será que numa família carente, se apenas uma criança ganha presente, isso a fara melhor? E se não houver comida na mesa? Se não houver mesa? A questão é muito mais profunda. Não tenho argumentos para contrariar quem utiliza esse programa, eu próprio já pensei em usá-lo, mas penso que temos 365 dias num ano, e usamos apenas um pedacinho do nosso dia para pegar a carta numa agência dos correios, sair e voltar com o presente. Acho que o verdadeiro ato de solidariedade se daria ao longo do ano, onde não há estímulo para que se faça esse tipo de coisas, no qual você realmente tem que abdicar de outros prazeres ou mesmo arriscar algumas coisas para se emprestar durante um tempo maior àqueles que precisam.
Não há dúvidas que algumas crianças ficaram muito felizes ao receberem presentes, e que poderão a partir dali, ter mais fé em uma vida melhor, na qual as pessoas podem ser boas. A partir desse ponto, a situação realmente é boa. Porém essa esperança vai se extinguir quando ela perceber que Papai Noel nunca encheu a barriga dela, mas deu um brinquedo, será que Papai Noel não sabe que ela tem fome? que barriga seca não dá sono?
Voltando um pouco ao foco do tema proposto, ganhar presente é muito bom, mas dar é infinitamente melhor. Mas não só os presentes materiais, esses que se compra em lojas e que qualquer um que tenha roubado um aposentado ou desviado verba de algum lugar possa comprar, assim como aquele que se esforça na labuta durante o ano para comprar um presentinho melhor pra sua família porque o mercado o mostrou que para amar tem que ter dinheiro e dar presentes caros!
Para concluir diria que natal é tempo de troca, troca de experiencias, de bons sentimentos, de boas idéias. Natal é tempo de presentear, aos amigos que não vemos há tempos com uma boa conversa, a pessoas carentes com um pouco de atenção, sim atenção. O homem já foi economicos mas nunca foi alimenticius. Nem só de pão vive o homem! Presente de verdade é aquele que precisa de esforço e de um custo de oportunidade alto! Aquele que envolve grandes riscos!
Me desculpo pelo prolongamento exagerado na redação, não consegui ser mais conciso que isso. E aos que se esforçaram para chegar ao fim deste texto, desejo um feliz natal repleto de tudo aquilo que Jesus Cristo pregou que deveria ser realmente o espírito do natal! Amor a todos, perdão pra tudo! Todo o resto é consequência.


Um comentário:

Unknown disse...

Como dei a ideía do texto, o mínimo que poderia fazer era passar por aqui e deixar meu comentário, né??!!

Sabia que você iria muito além do que eu tinha imaginado, por isso pedi para você escrever...

realmente precisamos parar e rever nossos conceitos sobre o natal, ele representa MUITO mais do que um simples presente.

www.desmatamentozero.ig.com.br